AGENDA CULTURAL DO NATAL EM NATAL 2018 E AÇÕES DA SECULT-FUNCARTE

AGENDA CULTURAL DO NATAL EM NATAL 2018 E AÇÕES DA SECULT-FUNCARTE

 A agenda cultural da Prefeitura do Natal para esta semana tem opções para todos os gostos e estilos. Todos os dias da semana os natalenses e visitantes poderão conferir projetos na área de Dança, Cultura Popular, Teatro, Shows e muito mais. A programação do Natal em Natal, as ações do Cultura na Cidade e editais lançados pela Secretaria de Cultura e projetos via Lei Djalma Maranhão, trazem uma semana com o melhor da nossa Cultura. Confira:

 

PRÊMIO HANGAR NO TEATRO RIACHUELO COM DUDU NOBRE

Segunda-feira (3) é dia do tradicional Prêmio Hangar, projeto pioneiro que na última década premia e valoriza a produção cultural do Rio Grande do Norte. O Teatro Riachuelo recebe a partir das 20h a 16ª edição, em uma noite dedicada ao samba. O Prêmio Hangar terá show de encerramento com Dudu Nobre, Ribeira Boêmia e Convidados com participações especiais que cantam no primeiro bloco da premiação. Com o tema ‘’Vem de Samba’’, o Hangar vai homenagear os compositores Arlindo Cruz/RJ, Mestre Zorro/RN e o Dia Nacional do Samba. Os ingressos populares a partir de R$ 40,00 estão à venda na bilheteria do teatro e no site Uhuu.com. Novos nomes se misturam com veteranos e tradicionais em uma lista que destaca o trabalho de jovens da periferia e suas linguagens urbanas juntamente com figuras do samba e artistas de shows e canções autorais, são mais de 40 profissionais da música potiguar com indicações distribuídas nas 12 categorias competitivas.

 

MÚSICA INSTRUMENTAL NAS ESCOLAS

O projeto “Música Instrumental Nas Escolas”, incentivado pela Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão, apresenta Antônio de Pádua nesta terça-feira (4), na Escola Municipal Alexandrino Sampaio. O projeto aposta na potência da música instrumental como uma ferramenta educativa, atuando na formação de público, dando a oportunidade para crianças e jovens receberem um show musical em sua comunidade escolar. As ações proporcionam a fruição de obras artísticas instrumentais dentro do ambiente escolar, despertando a sensibilidade, o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos, como também o interesse pela prática da música através do contato direto com os músicos, por meio de uma aula espetáculo.

 

 

CONCERTO DIDÁTICO DA BANDA SINFÔNICA

A Banda Sinfônica da Cidade do Natal segue seu cronograma de concertos didáticos em 2018, dentro do Cultura na Cidade e integrante do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura. Nesta quarta-feira (5), a banda se apresenta na Escola Municipal Emília Ramos (Cidade Nova), às 16h. Os alunos terão oportunidade de conhecer obras consagradas e depois debater com os músicos.

 

 

MUSEU DJALMA MARANHÃO NA “SEMANA NATALINA”

Único museu do RN voltado exclusivamente para a Cultura Popular, o Djalma Maranhão apresenta a partir desta terça-feira (4) a Semana Natalina. Até o dia 30 de dezembro, o espaço apresenta ampla programação voltada para os visitantes conhecerem o acervo do Museu. A abertura será com a exposição “As Marias”, do fotógrafo Anchieta Xavier, às 15h, com a participação do coral de alunos do ensino fundamental do Colégio Salesiano São José. A exposição fotográfica homenageia várias “Marias” e sua devoção religiosa pela Maria mãe. A programação do Museu segue com a palestra “Experiências em práticas populares de saúde”, na quarta-feira (5), com o médico Iaperi Araújo. 50 idosos do Centro de Convivência Ivone Alves estarão participando do projeto, que começa às 13h, no auditório do Museu Djalma Maranhão.

Na sexta-feira (7) é a vez do projeto “Cultura popular no Cinema”, das 14h às 16h, com o filme “A pessoa é para o que nasce – Ceguinhas de Campina Grande”. A obra retrata a experiência da vida através da falta, o compromisso com a sobrevivência. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande (PB). Alunos da Escola Estadual Nestor Lima participam da projeção e ao final vão debater a obra com professores de História, Artes, Audiovisual e Antropologia. O telefone do Museu Djalma Maranhão é o 98845-6441.

 

 

ESPETÁCULO “AS SETE PRINCESAS”

Na quinta-feira (6), o Natal em Natal apresenta o espetáculo “As Sete Princesas”, no Centro de Convenções, em duas sessões (17h e 19h30). O projeto marca o encerramento do calendário de atividades do Ballet Municipal e da Escola Professor Roosevelt Pimenta. Nesta edição, o Ballet Municipal irá encenar a obra “As Filhas do Arco Íris”, de Eucílio Farias de Lacerda, com direção e roteiro de Dimas Carlos. Serão 200 alunos e profissionais envolvidos na apresentação do espetáculo, além de escolas de dança das quatro regiões administrativas da cidade. Além dos alunos e professores, estarão presentes as escolas de dança “All hanna Cia de Danças” (Zona Leste), “Vi- vemos Cia de Danças” (Zona Sul); Associação Cultural do Bom Pastor (Zona Oeste) e Ballet Darleny Moura, da Zona Norte. Nascido dentro do Ballet da Cidade e seguidor do legado do mestre Roosevelt Pimenta, Dimas Carlos também assina o Roteiro e Direção Geral do tradicional espetáculo de fim de ano.

 

 

TEMPORADA “INSTRUÇÕES PARA ABRAÇAR O AR”

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) por meio do Edital Cena Processo, apresenta a temporada do espetáculo “Instruções para Abraçar o AR”. A obra tem como ponto de partida um caso real de sequestro de uma menina durante a ditadura na Argentina. O espetáculo reconta a história por meio de um casal de idosos, dois cozinheiros e dois vizinhos, num entrecruzamento entre memória, nostalgia e invenção. A obra, até então inédita no Brasil, possui dramaturgia de Arístides Vargas, do Grupo de Teatro Malayerba (Equador) e direção de Diogo Spinelli. Os espetáculos serão apresentados no CEU Manoel Marinheiro (Felipe Camarão), quinta e sexta (às 19h) e sábado às 16h. No domingo (9), às 19h, na Casa da Ribeira e nos dias 12, 13 e 14 no CEU Manoel Marinheiro sempre às 19h. Dias 18 e 19 no DEART (UFRN), às 19h.

 

 

FEIRA GARAJAL SÁBADO (8) E DOMINGO (9)

Sábado (8) e domingo (9) tem Feira Garajal, dentro do Natal em Natal 2018. O tradicional projeto que ocupa a rua Ângelo Varela, no Tirol (lateral da AABB), recebe shows, artesanato e feirinha gastronômica e de economia solidária. A entrada é franca.

 

× Como posso te ajudar?