EXPOSIÇÃO E RODA DE CONVERSA NA GALERIA DA FUNCARTE DENTRO DO « INARTEURBANA »

EXPOSIÇÃO E RODA DE CONVERSA NA GALERIA DA FUNCARTE DENTRO DO « INARTEURBANA »

A partir da próxima quinta-feira (30), artistas de diversos estados do Brasil estarão expondo na galeria da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte) dentro do projeto Inarteurbana, com temática voltada para o Passo da Pátria. Antes da abertura da exposição, Guaracy Gabriel, Sayonara Pinheiro, Mário Bros e Camila Camiz participam nesta terça-feira (28) de uma roda de conversa com a temática  « Design Regenetivo. Intervenção Urbana », a partir das 18h.

O projeto INarteurbana consiste numa vivência dos artistas durante duas semanas com os moradores da comunidade. Um total de 14 artistas originários de seis estados do Brasil fazem parte do projeto: Camíz (RJ), Bones (RN), Bruno Malagrino (SP), Luna (PI), Discordia (SP), Bros (PE), Lelo (RJ), Coletivo Aboio (RN), Charles Lessa (CE), Pato (RJ) e Olívia AF (SP) que participarão ao lado dos artistas convidados, Marcelo Borges (RN), Lima (RN) e Bruno Otávio (RN).

Durante a ação foram produzidos murais voltados para o Rio Potengi, além de painéis artísticos que estarão expostos ao público na Capitania das Artes de 30 de agosto a 30 de setembro, inclusive com a disponibilidade dos dados através da internet.

Idealizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, o INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de ativação de espaços públicos através de ações artísticas. Através de ações regulares desde 2016, a ação tornou-se um ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente e que contribuem para a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

O projeto é uma realização da associação franco-brasileira Pixo, e do ponto de cultura e residência artística Casa Vermelha, patrocinado pela Fundação Air France, com o apoio da Aliança Francesa de Natal, Consulado Geral da França em Recife, Instituto Francês, Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes, SEMURB-RN, SETHAS-RN, Escola Municipal Mareci Gomes, Sherwin Williams, Mahalila Café e Livros, Jamad Madeiras e Ferragens, Identfix, Grupo de teatro Facetas, mutretas e outras histórias, Rádio comunitária e Grupo de idosos do Passo da Pátria.

A cartografia tem como objetivo mostrar o Passo da Pátria sob um novo ângulo, tendo como ponto de partida as sensibilidades profissionais através de ferramentas da sociologia, da arquitetura e urbanismo tático.

 

× Como posso te ajudar?