I PORTO FÓLIO: LEITURA E DEBATE DE DOSSIÊS ARTÍSTICOS

CARTAZ PORTO FOLIO

 

 

O PROJETO

Porto Fólio: Leitura e debate de Dossiês Artísticos é um projeto cultural idealizado por Sofia Bauchwitz e Marjorie Simões com o objetivo de fomentar o debate, o dissenso e a crítica de arte no Rio Grande do Norte.

Toma emprestado a função do porto, lugar de chegada, de troca, de abastecimento e também da pausa, necessária antes de voltar ao mar, à viagem. Neste sentido, pretende-se estimular a reflexão, o desenvolvimento e a consistência das pesquisas e produções artísticas do estado.

Para tanto, propõe-se a realização de encontros entre os participantes que desejem apresentar e debater sua obra com um grupo de profissionais formado por Sofia Bauchwitz, Marjorie Simões e convidados. Cada encontro contará com a presença de convidados diferentes, com distintas formações, com fim de diversificar os olhares críticos. Sem hierarquias, a conversa deve fluir desde a sinceridade e a tensão entre os participantes.

O projeto anseia criar um espaço para discutir as singularidades de cada participante e crescer coletivamente. Almeja incentivar o intercâmbio – de pontos de vista e conhecimentos – tão necessários para o amadurecimento da criação artística – e cooperar na criação e fortalecimento de redes de troca de informações e poéticas entre criadores, críticos, estudantes, produtores e pessoas.

A CARTOGRAFIA

Um mapeamento de práticas poéticas, um lugar para descobrir um pouco sobre esses jovens artistas e agentes culturais que estão aparecendo e querendo aparecer. É assim que funcionará a plataforma online do Projeto Porto Fólio, hospedado no www.projetoportofolio.tumblr.com, criada especificamente para alimentar as redes de troca e desenhar essa cartografia de estéticas.

Em paralelo a cada reunião acontecerá uma seleção dos artistas participantes e a divulgação de seus trabalhos e perfis na plataforma on-line. Também guardaremos lá textos, depoimentos, notícias e afins.

A PARTICIPAÇÃO

O Porto Fólio é aberto ao público: para participar basta comparecer aos encontros trazendo portfolio artístico no suporte e dimensão que se achar necessário e que se preferir, sendo aconselhável trazer uma cópia digital (pen-drive, DVD) para que possa ser projetado e apreciado por todos.

É também possível enviar portfólio em PDF ao projetoportofolio@gmail.com, como forma de garantir a sua leitura no dia do encontro.

Qualquer outra questão ou dúvida: projetoportofolio@gmail.com

______________________________________

I Porto Fólio: Terça, 15 de abril.

Local: Capitania das Artes (Av. Câmara Cascudo, 434).

Horário: 16h- 18h30m.

Contato: projetoportofolio@gmail.com

FB Page: www.facebook.com/projetoportofolio

Apoio: FUNCARTE – RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *