MUSEU DE CULTURAL POPULAR DJALMA MARANHÃO E PARQUE DA CIDADE PARTICIPAM DA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

MUSEU DE CULTURAL POPULAR DJALMA MARANHÃO E PARQUE DA CIDADE PARTICIPAM DA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

 

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e o Memorial Natal (Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte), ambos administrados pela Prefeitura do Natal, estão inseridos na programação da 17ª Semana Nacional dos Museus.

A partir de amanhã (dia 10) até a próxima sexta-feira (17), haverá atividades diárias no Museu Djalma Maranhão que vão desde homenagem a cordelistas, oficinas, visitas guiadas para escolas e apresentação do teatro de João Redondo.

No Parque da Cidade haverá atividades a partir da próxima quarta-feira (15) com ações educativas, contação de histórias, visitas guiadas, apresentação de violeiros e show com a banda potiguar Carcará na Viagem.

Confira a programação elaborada pela Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte, para a 17ª Semana Nacional de Museus:

 

MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 10

Horário: 9h às 12h

Homenagem ao cordelista e poeta João Gomes Sobrinho (Xexéu), com a presença de vários amigos cordelistas e familiares. Desde sua adolescência o mestre ouvia grandes cantadores que o influenciaram através da poesia cantada ao som da viola.  Começou a escrever e recitar versos, tendo dividido saraus sertânicos com Patativa de Assaré, Elizeu Ventania, Antônio Dias, Chico Traíra, dentre outros poetas consagrados. Pertence à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLiC) em que ocupa a cadeira de nº30, cujo patrono é o poeta Luiz de Souza da Costa Pinheiro. O mestre também é Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte.

 

De 14 a 17

De 8h às 12h e 14h às 17h

Local: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

Oficina para confecção e manipulação de bonecos para o Teatro de Bonecos, conhecido no RN como Teatro de João Redondo, inserido no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como fruto de tradição milenar, registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil. Será ministrado pelo mestre Raul dos Mamulengos com o objetivo da formação de multiplicadores dessa tradição. Atualmente essa brincadeira da tradição é praticada no meio rural e urbano do Nordeste. Inscrições gratuitas através do telefone: 3232.8149

 

Dias: 14 a 17

Horário: 8h às 17h

Visitas guiadas ao salão de exposições do Museu, que é possuidor de aproximadamente 2000 peças, abrangendo o universo da Cultura Popular: Teatro de João Redondo; as Danças Populares, Arte Sacra; Arte Naif, Literatura de Cordel; religiosidade; exposições com diversas obras de artistas populares, retratando nossa memória e história, Tem também acervo em vídeo que retrata a Cultura Popular do RN.

 

Dia: 16 e 17

Horário: 10h

Local: auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

Apresentação do teatro de João Redondo com o mestre Genildo Mateus, para as escolas agendas e visitantes em geral do museu. A brincadeira do Teatro de Bonecos é, acima de tudo, uma mágica aventura no universo das artes, da expressão, sem fronteiras de idiomas, costumes ou religiões.

 

 

Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

Largo Dom Bosco Praça Augusto Severo S/N, Ribeira.

Telefone: 3232.8149

 

MEMORIAL NATAL (PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE)

PROGRAMAÇÃO

 

De 15 a 19

Das 14h às 17h50

Visita mediada da Exposição Toque (Sentidos Dispositivos de Memória)

 

Dia 17

Das 16h às 17h

Contação de Histórias “Histórias de Potyguara”

 

Dia 18

Das 16h às 17h

Apresentação de Violeiros

 

Dia 19

Das 15h às 17h

Show banda Carcará na Viagem

 

Memorial Natal. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Av. Prefeito. Omar O’Grady – Pitimbú, RN

× Como posso te ajudar?