NATAL EM NATAL 2018 : ENCONTRO DE VIOLEIROS E REPENTISTAS MOVIMENTA ÁRVORE DE MIRASSOL NESTA QUARTA (19)

NATAL EM NATAL 2018 : ENCONTRO DE VIOLEIROS E REPENTISTAS MOVIMENTA ÁRVORE DE MIRASSOL NESTA QUARTA (19)

A tradição dos violeiros e repentistas invade a programação do Natal em Natal 2018. Nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, a Árvore de Mirassol recebe os principais nomes do gênero na região Nordeste em duelos e apresentações individuais abertas ao público. A realização é da Prefeitura do Natal, através da Funcarte.

O VI Encontro de Violeiros vai reunir o “Time dos Sonhos” de diversas modalidades. Nomes da nova geração Felipe Pereira, Zé Viola, Helânio Moreira se encontram com veteranos do repente e da viola, entre os quais Severino Feitosa, Evaldo Filho, Oliveira de Panelas, Djair Olímpio, Antônio Lisboa, Amâncio Sobrinho, Iponax Vila Nova, Ismael Pereira, André Santos, Valdir Teles e João Lídio para um passeio pela tradição medieval ibérica dos trovadores que deu origem aos cantadores que vão de região em região com a viola nas costas para cantar os seus versos.

Não importa a beleza da voz ou a afinação – o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita encurralar o oponente apenas com a força do discurso.

A métrica do repente varia, bem como a organização dos versos: há a sextilha (estrofes de seis versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o quinto, o segundo rima com o quarto e o sexto), a sextilha (sete versos, em que o primeiro e o terceiro são livres, o segundo rima com o quarto e o sétimo e o quinto rimam com o sexto) e variações mais complexas como o martelo, o martelo alagoano, o galope beira-mar e tantas outras. Todos se baseiam em métrica, rima e oração poética.

O extremo rigor quanto à métrica e a rima perfeita são característicos na cantoria dos repentistas violeiros. O instrumental desses improvisos cantados também varia: daí que o gênero pode ser subdividido em embolada (na qual o cantador toca pandeiro ou ganzá), o aboio (apenas com a voz) e a cantoria de viola.

Um programa imperdível para toda a família. Com muito bom humor, picardia, rapidez de raciocínio e o improviso com causos do dia do dia que imortalizaram o gênero.

 

Natal em Natal 2018 apresenta

VI Encontro de Violeiros e Repentistas

Quarta, dia 19

A partir das 19h

Local: Árvore de Mirassol

Realização: Prefeitura do Natal

 

× Como posso te ajudar?