Projeto “Guiados pela Estrela” é o vencedor do edital para a decoração natalina de 2015

decoraçãoO projeto “Guiados pela Estrela”, produzido pelas arquitetas potiguares Juliana Nóbrega e Luana Duarte, foi selecionado no inédito edital para Decoração Natalina de 2015. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Eduardo na manhã desta sexta-feira (15), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Promovido pela Prefeitura do Natal, o concurso de decoração para o Natal 2015 premiou o melhor anteprojeto de decoração com o valor de R$ 50 mil. O projeto será enviado para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para se adequar ao orçamento previsto para a decoração desse ano.

 

O projeto vai contemplar as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e foi dividido em sete alamedas temáticas: Alameda dos Anjos, Alameda dos Pastores, Alameda das Estrelas, Alameda Natureza Divina, Alameda dos Animais e Alameda do Presépio com destaque para a grande árvore instalada no bairro Mirassol. Outro ponto positivo para a ornamentação da cidade para este ano está no fato de que os materiais usados nos anos anteriores serão reaproveitados. A expectativa é de que a decoração comece a ser instalada na primeira semana do mês de novembro.

 

A comissão julgadora foi composta por cinco membros, com dois da administração municipal (Socorro Galvão da Semsur e Flávio Freitas da Funcarte). Além deles, completaram a lista o artista plástico potiguar Carlos Sérgio Borges e as gaúchas Eloni Thiele e Vera Mello, que também são responsáveis pela parte artística do “Natal Luz” de Gramado.

 

Carlos Eduardo parabenizou as arquitetas Juliana Nóbrega e Luana Duarte, que tiveram o projeto selecionado, e destacou o processo de escolha comandado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que disponibilizou o edital nacional para a participação da sociedade civil organizada. Na opinião do prefeito, essa iniciativa demonstra a sensibilidade democrática da atual gestão e valoriza o cidadão que se sente parte integrante das políticas públicas implementadas no Município.

 

O prefeito disse que a decoração natalina potiguar é a cereja do “Natal em Natal”, período em que a cidade vive uma efervescência cultural com a realização de eventos nas mais diversas manifestações de arte. Para o chefe do Executivo municipal, esse investimento realizado na cultura repercute na melhoria da autoestima do cidadão natalense e movimenta a economia local, já que muitos turistas visitam a cidade atraídos por essa série de acontecimentos: “O Natal em Natal gera emprego e renda, mobiliza os nossos cidadãos e encanta a todos. Não tenho dúvidas de que esse projeto selecionado vai deixar a nossa cidade muito mais bonita no final do ano”.

 

Juliana Nóbrega e Luana Duarte não esconderam a alegria com a escolha. Elas contaram que a partir do lançamento do edital não perderam tempo e se debruçaram sobre as regas e exigências para planejar o projeto. As arquitetas se preocuparam em seguir tudo o que foi pedido e vão acompanhar todo o processo de produção e instalação das peças. “Agradecemos a confiança da Prefeitura e da comissão julgadora que escolheu o nosso trabalho. O sentimento é de dever cumprido e agora é hora de arregaçar as mangas para concretizar o que foi planejado”, definiu Juliana Nóbrega.

 

Participaram da solenidade os secretários municipais de Cultura, Dácio Galvão, Serviços Urbanos, Antonio Fernandes, Turismo, Fred Queiroz, o Controlador Geral do Município, Dionísio Gomes, e o líder do Governo na Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa.

× Como posso te ajudar?