TOM ZÉ LANÇA SEU NOVO CD “VIRA LATA NA VIA LÁCTEA”, NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE NATAL, DENTRO DO NATAL EM NATAL 2014

tom2

Convite foi feito pelo secretário de Cultura Dácio Galvão, em São Paulo.

 

Show será na área externa da Loja Natal Original, na Árvore de Mirassol, dia 25 de dezembro

 

No dia de Natal, a capital potiguar vai ganhar mais um presente dentro das comemorações do Natal em Natal 2014. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura/Funcarte confirmou nesta tarde de quinta-feira (30) a apresentação do lendário Tom Zé, no espaço externo da Loja Natal Original, na Árvore de Mirassol, no dia 25 de dezembro. Tom Zé estará lançando em Natal, no dia de natal, seu novo cd “Vira Lata na Via Láctea”, um dos mais aguardados do cenário musical brasileiro em 2014.

O secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, esteve em São Paulo para apresentar todo o projeto do Natal em Natal 2014 a Tom Zé e tratar da possibilidade dele fazer um show no dia do aniversário da cidade. “Ele já conhecia o projeto do Natal em Natal e gostou da programação deste ano, desde o Festival Literário até o Festival de Música onde ele estará inserido fazendo o lançamento de Via Lata na Via Láctea”, comentou Dácio Galvão, desde São Paulo. O encontro aconteceu no apartamento de Tom Zé (no mesmo prédio funciona seu estúdio na capital paulista).

O novo trabalho de Tom Zé vem sendo notícia em toda a mídia cultural brasileira. O lendário artista baiano está lançando – desde 1976 – o primeiro disco que não tem um tema central, como em toda sua obra anterior.

Ao jornal A Tarde, de Salvador, Tom Zé disse “Este é meu primeiro disco, desde 1976, que sai sem um tema central. São várias músicas sobre assuntos diferentes em cada uma. No caso da faixa Geração Y,  eu  tive uma tendência imediata de simpatizar com ela porque voltaram a dar atenção à ética. A última vez que ouvi falar em ética foi na minha infância em Irará. Imagine a tarefa dessas criaturas quando forem chamadas a governar. Isso me inspirou no refrão como se fosse uma tragédia, porque se vai entrar num campo de trabalho onde a ética é chutada para escanteio, que é a política“, disse .

 

Sobre “Vira Lata na Via Láctea” (resenha do jornal A Tarde)

Inspirado (e quando ele não o foi?), o artista volta seu olhar crítico, irônico e poético em várias direções: Esquerda, Grana e Direita (autoexplicativa), a mídia impressa (Banca de Jornal, parceria com Criolo), a usura (Mamon), Irará (duas faixas: Guga na Lavagem e Irará Irá Lá), patrulha ideológica (Papa Perdoa) e até para o próprio umbigo (A Boca da Cabeça), entre outros temas.

Este também deve ser o álbum de Tom Zé com o maior número de parcerias e participações. Além de Criolo, outros nomes significativos da atual nova MPB comparecem, como as bandas O Terno, Trupe Chá de Boldo e Filarmônica da Pasárgada, os músicos Silva, Kiko Dinucci e Daniel Maia.

Mas surpresa mesmo é ouvir Tom Zé cantando em dueto com Milton Nascimento (em Pour Elis, homenagem a Elis Regina) e Caetano Veloso (Pequena Suburbana). “Fiz essa letra em 1987, a partir de uma carta que Fernando Faro fez para um vídeo do aniversário de morte da Elis. Quando li, eu:  ‘puxa, isso tá tão bem escrito!’ Comecei a cantar de brincadeira e fiz uma música dando mais importância à melodia, coisa que nem sempre eu faço. Quando Marcus Preto (jornalista, atualmente produzindo a biografia de Tom Zé) viu, disse: ‘isso é a cara do Milton. Milton gostou e gravou”, relata o músico”.

“Daqui a alguns anos / vamos ter de governar, infelizmente governar / Oh, e os nossos ideais, ai, quem diria / no mesmo camburão da burguesia / Uma renca de parentes atender / nos ritos e delitos do poder / Puta, que tragédia / desaba sobre nós! / logo depois que a ilusão tem voz”, recita um melancólico e sardônico Tom Zé logo na faixa de abertura do seu novo álbum, Vira Lata na Via Láctea.

Show de Tom Zé, Natal em Natal 2014

Local: área externa da Loja Natal Original, Árvore de Mirassol

Dia 25 de dezembro

Aberto ao público

Realização: Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *